Por que tantas crianças estão deixando a religião de seus pais?

Essa é uma pergunta que muitos pais cristãos se fazem, preocupados com o futuro espiritual de seus filhos. Será que eles estão perdendo a fé? Será que eles estão sendo influenciados por ideologias contrárias à Palavra de Deus? Será que eles estão se afastando da igreja e da comunhão com os irmãos?

Para responder a essa pergunta, vamos analisar as duas principais razões que levam as crianças a abandonar a religião de seus pais:

- Os pais não estão atentos ao que está sendo ensinado nas escolas e deixando elas serem doutrinadas e sofrerem lavagem cerebral. Muitas vezes, os pais confiam cegamente no sistema educacional e não se preocupam em verificar o conteúdo das disciplinas, dos livros didáticos e das atividades extracurriculares. Eles não sabem que muitas escolas estão promovendo uma agenda secularista, humanista e relativista, que nega a existência de Deus, a autoridade da Bíblia e os valores morais cristãos. Eles não sabem que muitas escolas estão ensinando às crianças que elas podem escolher seu próprio gênero, sua própria sexualidade e sua própria verdade. Eles não sabem que muitas escolas estão incentivando as crianças a questionar e criticar a fé de seus pais, a desrespeitar a igreja e a rejeitar a salvação em Cristo.

- Os pais não estão ensinando seus filhos conforme Deuteronômio 6. Esse capítulo da Bíblia nos mostra qual é o papel dos pais na educação religiosa dos filhos. Deus ordena aos pais que amem o Senhor de todo o coração, de toda a alma e de toda a força, e que transmitam esse amor aos filhos. Deus ordena aos pais que ensinem os mandamentos do Senhor aos filhos, falando deles em casa, no caminho, ao deitar e ao levantar. Deus ordena aos pais que coloquem as palavras do Senhor como sinal na mão, na testa e nas portas das casas. Em outras palavras, Deus ordena aos pais que vivam e demonstrem sua fé em todos os momentos e lugares, e que façam dos filhos seus discípulos.

Infelizmente, muitos pais não estão cumprindo esse mandamento divino. Eles não amam o Senhor de todo o coração, mas dividem seu coração entre Deus e o mundo. Eles não ensinam os mandamentos do Senhor aos filhos, mas os deixam à mercê da mídia, da internet e dos amigos. Eles não colocam as palavras do Senhor como sinal em suas vidas, mas se conformam com o padrão deste século.

Diante disso, não é de se admirar que tantas crianças estejam deixando a religião de seus pais. Elas não veem coerência, consistência e convicção na fé de seus pais. Elas não veem relevância, significado e propósito na religião de seus pais. Elas não veem amor, alegria e paz na igreja de seus pais.

Mas há uma esperança! A esperança está em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo para salvar os pecadores. A esperança está no evangelho da graça de Deus, que pode transformar o coração dos pais e dos filhos. A esperança está no Espírito Santo, que pode renovar a mente dos pais e dos filhos. A esperança está na Palavra de Deus, que pode iluminar os olhos dos pais e dos filhos.

Por isso, queridos pais, não desistam de seus filhos! Não deixem de orar por eles, de amá-los, de instruí-los e de testemunhar-lhes. Não deixem de levá-los à igreja, de envolvê-los na comunidade cristã, de apresentá-los ao Salvador. Não deixem de confiar na promessa de Deus: "Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).

Que Deus abençoe vocês e seus filhos!

Ver post no instagram